quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Picanha mesmo? Desconfie se não é coxão duro...

Todos nós já comemos muito coxão duro achando tratar-se de picanha. Muitas vezes nos auto-enganamos e muitas outras fomos enganados. Pagamos por uma carne mais cara e levamos uma bem mais barata. Apesar de parecerem uma peça única, o sabor e a maciez são bem diferentes.

Muitas churrascarias de nome no Brasil servem coxão duro no espeto dizendo que é picanha.
Imagem mostrando um espeto de picanha na verdade cheio de coxão duro
Repare que no espeto as duas peças de baixo são picanhas enquanto as duas de cima são de coxão duro passando por picanha
O motivo para esse engano é fácil: a picanha fica no início do coxão duro (é a ponta dele) e vai até a terceira veia da peça. A partir daí é coxão duro. Por ter tal localização, muitos anos atrás (aproximadamente até 1970) a picanha era considerada carne de segunda. Até hoje não é muito valorizada nos Estados Unidos, onde recebe as denominações de cap of rump ou top sirloin cap.

Imagem mostrando onde acaba a picanha e começa o coxão duro
O mais seguro para identificar o término da picanha e o início do coxão duro é localizar a terceira veia da picanha - a partir daí tudo é coxão duro.
No Brasil, com grande predomínio do gado nelore, normalmente a picanha não passa de 1,1 kg. Nada de comprar picanhas com quase 2 kg, então. Mas com outras raças ou com um gado nelore excepcionalmente bem alimentado, o mais seguro para identificar onde acaba a picanha e começa o coxão duro é realmente identificar a terceira veia.

Imagem de uma picanha que na verdade é um pedaço de coxão duro
Marcos Bassi mostrando um pedaço de picanha que na verdade é coxão duro


Como identificar a terceira veia na picanha

 Para identificá-la é preciso contar as veias localizadas ao longo da peça a partir da ponta mais estreita para a mais larga. Tudo que fica acima da terceira veia já não é mais picanha e sim coxão duro.

Veias são pequenos furos na peça que ao serem pressionadas, e dependendo da frescura da peça,  irão jorrar um pouco de sangue.

Imagem mostrando a identificação das três veias que demarcam a picanha
Contando da direita para a esquerda identificamos 3 furos - as veias. A picanha caba no terceiro furo e a partir daí é coxão duro




Nenhum comentário:

Postar um comentário