Vamos explicar cada item de desse kit de churrasco e a maneira correta de utilizá-los.
Faca de 6 polegadas
Você pode escolher entre uma com lâmina de aço carbono ou inoxidável. É uma questão de preferência. O que é importante lembrar é que a faca com lâmina de aço carbono provavelmente irá demorar mais a perder seu fio em relação à com lâmina de inox.Para o seu churrasco também não fará muita diferença se a faca é forjada ou de cabo oco. Novamente é uma questão de preferência e estética.
É claro, você sempre pode comprar facas com lâminas feitas de aços especiais como, por exemplo, o aço damasco. Mas não é absolutamente necessário colocar uma faca de mais de R$ 1.000.00 para cortar carne de churrasco. E antes de comprar uma faca com lâmina feita de aço especial, sempre é bom lembrar que Jerry Fisk, um dos cuteleiros mais famosos do mundo, já afirmou que é impossível dizer qual o melhor aço para a lâmina de uma faca - sempre é uma questão de como ele é fabricado e como a faca será utilizada
O importante é que ao utilizar a faca você sempre apoie seu indicador em cima da lâmina, para dar mais pressão e precisão no corte.
Faca menor
Tudo o que falamos em relação a faca de 6 polegadas é válido para essa.
Assistindo o vídeo a seguir, do saudoso Marcos Bassi, você aprenderá mais sobre como utilizar corretamente as facas no churrasco.
Chaira (ou fuzil)
Existe muita confusão a respeito da chaira. Na internet é comum lermos que a chaira é utilizada para afiar facas. Isso não é verdade: o que a chaira faz é assentar o fio, sem retirar metal da lâmina da faca.A chaira só é adequada para desvirar o fio de uma faca e não para amolá-la. |
Para ajeitar o fio da faca com a chaira não é necessário aplicar pressão excessiva. O vídeo abaixo dá uma boa explicação sobre facas, mostra o correto uso da chaira e quando realmente é necessário afiar a faca com a pedra de amolar.
Garfo
Não há muito a se falar sobre o garfo. É importante que ele tenha um cabo longo e seja firme, permitindo manusear com segurança os pedaços de carne do churrasco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário