terça-feira, 25 de outubro de 2016

Kit churrasco - com apenas 4 itens dá para fazer qualquer churrasco

Para fazer qualquer churrasco não é necessário que você tenha uma grande quantidade de utensílios. Na verdade, um kit para churrasco adequado é composto de apenas quatro itens: uma faca de 6 polegadas, uma faca menor, uma chaira e um garfo.

Vamos explicar cada item de desse kit de churrasco e a maneira correta de utilizá-los.

Faca de 6 polegadas

Você pode escolher entre uma com lâmina de aço carbono ou inoxidável. É uma questão de preferência. O que é importante lembrar é que a faca com lâmina de aço carbono provavelmente irá demorar mais a perder seu fio em relação à com lâmina de inox.

Para o seu churrasco também não fará muita diferença se a faca é forjada ou de cabo oco. Novamente é uma questão de preferência e estética.

É claro, você sempre pode comprar facas com lâminas feitas de aços especiais como, por exemplo, o aço damasco. Mas não é absolutamente necessário colocar uma faca de mais de R$ 1.000.00 para cortar carne de churrasco. E antes de comprar uma faca com lâmina feita de aço especial, sempre é bom lembrar que Jerry Fisk, um dos cuteleiros mais famosos do mundo, já afirmou que é impossível dizer qual o melhor aço para a lâmina de uma faca - sempre é uma questão de como ele é fabricado e como a faca será utilizada

O importante é que ao utilizar a faca você sempre apoie seu indicador em cima da lâmina, para dar mais pressão e precisão no corte.

Faca menor

Tudo o que falamos em relação a faca de 6 polegadas é válido para essa.

Assistindo o vídeo a seguir, do saudoso Marcos Bassi, você aprenderá mais sobre como utilizar corretamente as facas no churrasco.




Chaira (ou fuzil)

Existe muita confusão a respeito da chaira. Na internet é comum lermos que a chaira é utilizada para afiar facas. Isso não é verdade: o que a chaira faz é assentar o fio, sem retirar metal da lâmina da faca.
Imagem mostrando o que pode acontecer com o fio de uma faca
A chaira só é adequada para desvirar o fio de uma faca e não para amolá-la.
A chaira deve ser usada quando o fio da faca está na situação c da imagem acima.Se o fio da faca estiver na situação a, será necessário afiá-la com o auxílio de pedras de afiar, com a retirada de metal da lâmina da faca.

Para ajeitar o fio da faca com a chaira não é necessário aplicar pressão excessiva. O vídeo abaixo dá uma boa explicação sobre facas, mostra o correto uso da chaira e quando realmente é necessário afiar a faca com a pedra de amolar.




Garfo

Não há muito a se falar sobre o garfo. É importante que ele tenha um cabo longo e seja firme, permitindo manusear com segurança os pedaços de carne do churrasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário