segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Carne de churrasco - por que o sabor varia conforme a raça do boi

Normalmente as carnes que compramos nos mercados para nossos churrascos são de gado da raça Nelore, pois mais de 80% do rebanho brasileiro pertence a ela, ou então "anelorado" (mistura de outras raças com a nelore). O sabor e a maciez da carne são bem conhecidos por todos. Para comparação, o nível de marmoreio do nelore brasileiro fica entre 4 e 6 e, em raro casos, chega a 8.

No entanto, existem muitas outras raças de gado e várias delas tem carnes bem mais saborosas. Querendo levar seu churrasco a um nível ainda mais alto, vale a pena considerar fazê-lo com carnes proveniente das raças abaixo. Mas o preço é bem salgado.


Angus

A carne da raça angus é considerada uma das melhores do mundo para churrasco. Suas características de distribuição uniforme de gordura no tecido muscular e o marmoreio típico da raça proporcionam uma grande maciez e sabor acentuado.

A uniforme  da distribuição da gordura torna-se vantagem quando do preparo da carne: a gordura se derrete parcialmente pela ação do calor e impregna a parte magra, melhorando sabor e tornando-a tenra.
Imagem mostrando um rebanho de bois da raça Angus
A raça Angus é caracterizada pela elevadíssima qualidade da carne

A Carne Angus é certificada pela Associação Brasileira de Angus, através de um processo composto de várias etapas.

A carne Angus não custa barato - em média custa 20 a 30% nais caro do que a do Nelore. Embora a raça seja robusta, fértil, precoce e com grande facilidade de parto, características que contribuem para reduzir o custo de criação, o processo de certificação é caro. E também, como a qualidade da carne é tão superior, é cobrado um preço premium por ela.

Existe alguma incerteza quanto a origem da raça Angus. Mas o entendimento predominante é que sua formação ocorreu no oeste e nordeste da Escócia por volta do século XIX. Devido a rusticidade da raça e a qualidade da carne, passou a ser criada no mundo inteiro.

Wagyu

Wagyu é uma raça japonesa que muitos consideram como a que tem a melhor carne do mundo pelos altos índices de marmoreio alcançados, o que lhe confere um sabor e maciez inigualável.

Tanta qualidade da carne tem um preço salgado: uma peça de picanha, por exemplo, custa por volta de R$ 450,00.



Demais raças bovinas

Existem muitas outras raças bovinas mas elas não tem tanto destaque embora alguma tenham altos índices de marmoreio, o que indica maciez e sabor. Antes de adquirir carne de alguma dessas raças procure sempre pesquisar o índice de marmoreio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário